sábado, 18 de junho de 2011

New York Times sobre The Edge Of Glory

O conceituado Jornal The New York Times fala sobre o lançamento de The Edge of Glory, a polêmica em relação ao video e as mudanças artísticas de ultima hora na direção. Os vídeos de Lady GaGa costumam a ser opulentos, graças a complexos enredos, roupas extravagantes, um exército de bailarinos apresentando as últimas jogadas da gênia Laurieann Gibson, paisagens visualmente deslumbrantes, que poderiam estar em qualquer galeria de arte respeitável.
Mas quando o seu último vídeo “The Edge Of Glory” estreou ontem à noite, a opinião geral foi “hãn?”. Algo como “Que diabos é isso?“. No início, os fãns correram em julgamento ao diretor do clipe, Joseph Kahn,  o visionário que dirigiu vídeos para artistas como U2, Britney, Mariah, Snoop Dog. Ontem ele postou no Twitter: “Eu NÃO dirigi o vídeo da Lady GaGa. Lady GaGa o fez. Eu o co-dirigi“. Lady GaGa postou; ” I don’t co-direct. One canvas, one paintbrush. Respect the art. Very simple rule with me“. Esta parceria implicou em acordos sobre o conjunto da obra, uma teoria que tem sido corroborada pela equipe de Joseph, segundo fontes próximas ao diretor.
Parece que a sereia, tema da apresentação do “Le Grand Journal” era também o suposto tema do vídeo. Joseph também tinha sets construídos para uma cena de hospital, Brooklyn Bridge, e uma grande cena de sereia debaixo d’água. “Tudo fazia sentido. O conceito foi feito“. Escreveu Chancler, fonte próxima à produção.Mas, ao longo da discurssão, houve, segundo Laurieann, um “problema”, que teria começado na equipe do Haus Of GaGa. “GaGa mudou de idéia e disse a Joseph o que fazer. Suas mãos estavam atadas. O diretor não tem controle sobre GaGa depois que ela começou a fazer mudanças no conceito“. O conceito de Joseph morreu.
 Mas o drama não parou por aí. Após a grande estréia do vídeo ontem à noite, os Little Monsters provaram o quanto afiadas são as suas garras, e começaram a atacar Laurieann no Twitter. Isso acontece o tempo todo quando você participa de um diálogo aberto com os fãs. A diferença aqui é que Laurieann retrucou e acabou contando a verdade: “listen u disrespectful f**k they had an issue on set I don’t lie!!!!!” (Algo como “Escute agora, sua desrespeitosa fudida, eles tiveram um problema no set, e eu não estou mentindo“). Esses 140 caracteres de vômito verbal também incluíam “mudanças criativas acontecem sempre, seus monstros ignorantes“. Ela continuou respondendo algumas dúzias de comentários irritados, que variavam de “você está louca”. E a loucura, que parece ser a palavra da moda nessa discurssão, reinou do início ao fim.
Foi tolice da equipe da GaGa parar de confiar no diretor de contratou, foi tolice da GaGa ao pensar que esse vídeo subjulgado agradaria aos fãs, que estão acostumados a esperar ao grandioso, e foi tola a Laurieann por abrir fogo contra os fãs. Mas acima de tudo, somos tolos nós, por esperar que a GaGa não tropeçaria nunca, porque, apesar da imagem sobrenatural constantemente apresentada, ela é apenas humana, afinal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário